curvas espaço-tempo

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“Em Física, espaço-tempo é o sistema de coordenadas utilizado como base para o estudo da relatividade restrita e relatividade geral. O tempo e o espaço tridimensional são concebidos, em conjunto, como uma única variedade de quatro dimensões a que se dá o nome de espaço-tempo. Um ponto, no espaço-tempo, pode ser designado como um “acontecimento”. Cada acontecimento tem quatro coordenadas (t, x, y, z).”

Greene, Brian. O Tecido do Cosmo. [S.l.]: Companhia das Letras

O que é a fotografia senão uma conjugação dos quatro fatores como definidos por Einstein? Este trabalho debruça-se justamente sobre a intervenção da fotografia no tempo e vice-versa. Há muito que o trabalho fotográfico de Isabel Dantas dos Reis explora as relações entre a fotografia e a memória, umas vezes usando suporte digital, outras suporte analógico.

Neste trabalho usa imagens dum casamento: o que acabou por dar origem à sua vida. A Isabel recuperou uma técnica de pintura que o seu pai usava enquanto soldado durante a guerra colonial da Guiné, para pintar fotografias que ele e outros camaradas enviavam para a família, na metrópole. Junta assim dois elementos importantes da história da imagem: fotografia e pintura. Dessa forma trabalha não só a sua própria memória, como também a memória da história da imagem – estando aqui uma redundância.

“In Physics, space-time is the coordinate system used as a basis for the study of special relativity and general relativity. Time and three-dimensional space are conceived together as a single four-dimensional manifold called spacetime. A point in spacetime can be designated as an “event”. Each event has four coordinates (t, x, y, z).”

Greene, Brian. The Fabric of the Cosmos. [S.l.]: Companhia das Letras

What is photography if not a combination of the four factors as defined by Einstein? This work focuses precisely on the intervention of photography in time and vice versa. The photographic work of Isabel Dantas dos Reis has long been exploring the relationships between photography and memory, sometimes using digital support, other times using analog support.

In this work, she uses images of a wedding: the one that eventually originated her life. Isabel recovered a painting technique that her father used as a soldier during Guinea’s colonial war, to paint photographs that he and other comrades would send to their family in Portugal. This brings together two important elements of the history of the image: photography and painting. In this way, she works not only with her own memory but also the memory of the history of photography – here lying a redundancy.